Férias no Algarve

A posição geográfica do Algarve, na ponta mais Ocidental da Europa, no sul de Portugal, concede-lhe algumas características bioclimáticas especiais. Embora banhado pelo Oceano Atlântico, tem um clima temperado com características Mediterrâneas, mais de 3.000 horas sol por ano e um baixo nível de precipitação médio anual, principalmente durante os meses do Inverno. Mesmo nos dias mais quentes de Julho e Agosto uma brisa suave vinda do Atlântico alivia o calor.

Clima do Algarve

A posição geográfica do Algarve na ponta mais ocidental da Europa no sul de Portugal dá-lhe algumas características bioclimáticas especiais. Embora esteja situado junto ao Oceano Atlântico, tem um clima temperado com características mediterrânicas, com mais de 3,000 horas de sol por ano e uma fraca precipitação média anual, que ocorre maioritariamente durante os meses de Inverno. Mesmo nos dias mais quentes de Julho e Agosto uma brisa suave vinda do Atlântico proporciona alívio do calor. Este clima ameno do Atlântico faz do Algarve um excelente destino de férias durante todo o ano.    

Mais sobre o clima e as condições meteorológicas actuais no Algarve

Destinos de Férias no Algarve

Com um tamanho de menos de 5.000 km2 o Algarve cobre apenas 4% da massa de terra de Portugal. No entanto esta região no sul de Portugal tem uma grande variedade de atraentes paisagens. Para o ajudar a escolher o melhor destino para as suas próximas férias no Algarve, veja abaixo os perfis dos diferentes destinos.

Sotavento Algarvio

A costa litoral mais oriental estende-se desde o estuário do Rio Guadiana na fronteira do Algarve com Espanha até á paisagem de lagoa da Ria Formosa perto de Tavira. Longas e planas praias de areia, separadas do interior, estendem-se por mais de 10kms. Os maiores resorts de férias são Monte Gordo perto de Vila Real de Santo António, Manta Rota e Altura. Devido aos ventos mediterrâneos vindos de leste o mar é geralmente mais quente aqui do que na parte ocidental do Algarve e mais convidativo para um mergulho ou para molhar os pés, fazendo desta região o destino ideal de férias durante a época de verão para famílias com crianças pequenas.    

Ria Formosa

A área costeira adjacente, da chamada Ria Formosa, estende-se desde a Península de Cacela até á Ilha de Faro (Península do Ancão) a oeste do Aeroporto Internacional de Faro. Esta reserva natural única é um sistema de lagoas, protegido do mar aberto do Oceano Atlântico por uma cadeia de ilhas barreira. Os locais turísticos mais importantes são Cabanas de Tavira, Tavira, Santa Luzia e Pedras d’el Rei, Fuseta, Olhão e Faro, a capital do Algarve. Os resorts de férias estão situados no continente, enquanto as esplêndidas praias de areia, protegidas por dunas, podem encontrar-se no lado do mar nas ilhas.

Triângulo Dourado do Algarve

Desde os anos 1980 o chamado, “Triângulo Dourado” do Algarve a oeste de Faro estabeleceu uma reputação lendária no Algarve como destino de férias e golfe exclusivo. As propriedades nos três resorts de renome mundial da Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura na costa do Atlântico pertencem às casas de segunda residência mais procuradas na Europa. Golfistas de todo o mundo podem desfrutar de 14 campos de golfe únicos criados e mantidos aos mais altos padrões internacionais. As cidades mais importantes do Triângulo Dourado são o município de Loulé no interior, Almancil e Quarteira.

Barlavento Algarvio

A áspera costa sul do Algarve entre Albufeira e Sagres no extremo Oeste influenciou particularmente a imagem internacional do Algarve como destino de férias. Baías rochosas escondidas com pequenas praias de areia, grutas e formações rochosas bizarras moldadas pela erosão são interrompidas por baías maiores com praias extensas e dunas de areia. Os melhores locais de férias são os dois centros turísticos de Albufeira e Armação de Pêra, as antigas vilas piscatórias de Carvoeiro e Ferragudo no município de Lagoa, Praia da Rocha – a principal praia de Portimão na foz do rio Arade. Alvor, Lagos, Porto do Môs e Praia da Luz. Os turistas que seleccionam esta área são especialmente atraídos pelos banhos de sol e oportunidades de natação e o grande número de instalações de desportos aquáticos oferecido durante o Verão.

Costa Vicentina

A costa ocidental do Algarve entre Sagres e Odeceixe no norte perto da fronteira com o Alentejo, que tem mais de 50kms de comprimento, apresenta um cenário completamente diferente para férias. O clima é mais agreste aqui, as rochas são mais ingremes e ásperas e as encaixadas praias de areia mais expostas aos ventos de oeste do Oceano Atlântico. Surfistas e paragliders vão encontrar excelentes condições durante todo o ano; amantes da natureza e caminhantes irão desfrutar da paisagem intocada da reserve natural e a sua flora e fauna especiais no planalto do topo da falésia. Observar as aves migratórias em Outubro durante a paragem que fazem no voo para a sua acomodação de inverno em Africa é um destaque anual.  

Serra

Metade da área do Algarve está coberta pelas colinas e pequenas montanhas da Serra, a fronteira entre o Algarve e o Alentejo no norte. A Serra é de grande importância para o clima do Algarve, visto que o cume das montanhas forma uma barreira contra as condições climatéricas.  Os locais turísticos mais importantes são Monchique e as vizinhas Caldas de Monchique, famosas no tempo dos Romanos pelas suas nascentes de água quente. A Serra de Monchique bem como a Serra do Caldeirão (Serra do Mú) são ideais para ciclismo, mountain biking e outras actividades ao ar livre.

Rio Guadiana

O rio Guadiana é um dos três maiores rios na Península Ibérica tendo a sua origem em Espanha e que flui para o Oceano Atlântico em Portugal. A área no curso inferior do rio, a fronteira do Algarve com Espanha, é ainda quase desconhecida como destino de férias. Só recentemente foram construídos vários excelentes resorts de golfe em ambas as margens do Guadiana, oferecendo as condições ideais para agradáveis férias de golfe durante a Primavera e o Outono. A ondulante paisagem pacífica a oeste do rio entre Castro Marim e Alcoutim é também convidativa para extensas caminhadas não perturbadas.

Viajar para o Algarve

Com mais de 5 milhões de passageiros por ano o Aeroporto Internacional de Faro é o terceiro maior de Portugal (depois de Lisboa e Porto). Faro fica a apenas três horas de distância de muitos destinos Europeus. Durante a época de Verão muitas companhias aéreas têm voos directos para Faro, enquanto uma escala em Lisboa pode ser necessária no inverno. Aluguer de carros barato e transfers do aeroporto com companhias locais podem ser reservados aqui.  

Conduzir para o Algarve de carro pode levar á volta de três horas de Lisboa e uma hora e meia de Sevilha em Espanha. A rede viária no Algarve – como noutras zonas de Portugal- é excelente. Na autoestrada A22, a principal via do Algarve na direcção oeste-este, tem um sistema de portagens electrónicas em funcionamento. Pode encontrar mais sobre portagens em Portugal aqui.

Se prefere is para o Algarve de transportes públicos, pode apanhar um comboio ou autocarro de Lisboa para Faro, que leva cerca de três horas. Uma linha de autocarro directa para as principais cidades no Algarve está também disponível desde Sevilha em Espanha.  

Informações detalhadas de viagens

Algarve Hotéis & Resorts

O Algarve tem disponível uma grande selecção de acomodação de férias de todo o tipo, nível de conforto e tamanho. Pode reservar através de nós o seu hotel, apartamento ou casa de férias, escolhendo entre cerca de 2.500 propriedades diferentes – aso melhores preços garantidos. E em muitos casos só paga depois de chegar.

Os maiores e mais conhecidos resorts de golfe e férias no Algarve são a Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura (todos no Triângulo Dourado), Pine Cliffs perto de Albufeira e o Robinson Club na Ria Formosa a leste de Tavira.

A maioria dos hotéis e resorts de férias estão localizados perto da costa sul do Algarve, onde as actividades turísticas estão concentradas. Os preços podem variar significativamente dependendo da época do ano; se não precisa de viajar durante as férias escolares recomendamos que considere os meses for a da época alta de Julho e Agosto, em que o tempo é igualmente bom mas os preços são muito mais baixos.

Reserva online agora!

Golfe no Algarve

Penina, o berço do golfe em Portugal, Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura estabeleceram a reputação internacional do Algarve como um líder global dos destinos de golfe. Golfistas de todo o mundo têm a escolha de mais de 38 desafiantes campos de golfe com diferentes características, todos eles em excelentes condições devido ao clima ameno.

Se quer viajar para o Algarve para umas férias de golfe durante a época alta na primavera ou outono, recomendamos que reserve antecipadamente para obter os seus tee times preferidos. Visitantes do Algarve Portal podem facilmente reservar os seus tee times online em todos os campos no Algarve com condições muito favoráveis. Além disso também vai encontrar promoções actuais, pacotes de golfe e torneios de golfe. Podemos também organizar o aluguer de tacos de golfe de marcas líderes caso não queira trazer a sua bagagem de golfe consigo.

Carrinho de compras

Tempo Faro
As nossas Recomendações
Publicidade